O 1º Festival Conecta Juventudes, realizado entre os dias 12 e 14 de janeiro de 2024, em Cabaceiras, Paraíba, resultou na produção de quatro filmes inéditos: “Reino Encantado”, “Água Corrente”, “O Caminho do Grilo” e “Meu Pedrega”. Cada filme traz em sua narrativa histórias que retratam a cultura dos locais onde foram produzidos e enaltecem a diversidade. Todos eles estão disponíveis no canal da Associação de Juventudes, Cultura e Cidadania no Youtube e podem ser acessados através do link https://www.youtube.com/playlist?list=PLbPCJOrq-6TugQYtj0IHJaXml9sS2Thqd.
O evento teve como principal objetivo a configuração de um espaço concreto de diálogos sobre ações inclusivas com ênfase na cultura e na inclusão digital, reunindo diversas juventudes para debater suas demandas e especificidades, considerando a participação, a interação, a formação, o fomento cultural e digital, e a construção coletiva de conhecimento.
O festival contou com a presença direta de 250 pessoas inscritas, 84,8% de jovens de distintos territórios da Paraíba e Rio Grande do Norte, incluindo pessoas com deficiência, lideranças quilombolas, indígenas, representantes de religiões de matrizes africanas, LGBTQIAPN+, camponeses, e periféricos, reunindo uma expressiva diversidade. Além dessas, estima-se que mais de 1.000 mil pessoas foram indiretamente impactadas, tendo em vista que as atividades do Festival em sua maioria se deram no centro do município de Cabaceiras, sendo acessado pela população em geral.